Estruturas de repetição for
As estruturas de repetição permitem especificar um bloco de instruções que será executado tantas vezes quanto forem especificadas pelo desenvolvedor.
A estrutura de repetição for, trabalha da mesma forma da condição while, porém de maneira muito mais prática quando falamos de uma estrutura de repetição gerenciada por contador. O for mostra-se muito mais eficiente neste ponto, pois em uma única linha de instrução é possível se declarar o contador, a condição de execução e a forma de incrementar o contador.
A estrutura for funciona da seguinte maneira:
Utilizamos a área inicialização para criar variáveis ou atribuir valores para variáveis já declaradas, mas todas as variáveis precisam ser do mesmo tipo. Esta área é executada antes de começar a estrutura de repetição do for.
Utilizamos a área condição de execução para definir a lógica de parada da estrutura de repetição for.
Utilizamos a área pós-instruções para executar alguma ação que deve ocorrer cada vez que as instruções dentro do for forem executadas, por exemplo:
Neste caso, será impresso o valor da variável i e informando se este valor é par ou impar.
No exemplo a seguir, vamos criar duas variáveis i e j na área de inicialização e, na área de pós-instrução, vamos incrementar a variável i e decrementar a variável j.
Quando executarmos a classe ExemploFor2, teremos a seguinte saída no console:
No vídeo a seguir mostramos passo a passo como você pode usar a estrutura de repetição for: