Objeto
Um objeto é a representação (instância) de uma classe. Vários objetos podem ser criados utilizando-se a mesma classe, mas cada instância pode ter um estado (valor dos atributos) diferentes. Basta pensarmos na Classe como uma grande forma e no Objeto como algo que passou por essa forma, ou seja, o Objeto deve possuir as mesmas características de sua Classe.
Na linguagem Java, para criarmos um novo objeto, basta utilizar a palavra-chave new da seguinte forma:
No exemplo a seguir, criamos uma classe nova chamada TesteNovaClasse. Esta classe será utilizada para criar um objeto da classe NovaClasse e chamar os métodos metodo1() e metodo2().
Na classe acima, criamos uma variável chamada novaClasse e esta variável é do tipo NovaClasse. Depois utilizamos a palavra-chave new seguida de NovaClasse() para construirmos um objeto da classe NovaClasse.
Observe que dentro do método main, estamos utilizando a variável novaClasse para invocar os métodos metodo1() e metodo2(). Para chamar um método ou um atributo a partir de um objeto utilizamos o ponto final ( . ) seguido do nome do método que precisamos chamar.
Quando executamos a classe TesteNovaClasse, temos a seguinte saída no console:
No vídeo a seguir mostramos passo a passo como criar classe e instanciar objetos: