Estruturas de controle switch
O switch é uma estrutura de seleção semelhante ao if com múltiplas seleções. É uma estrutura muito fácil de utilizar e apresenta uma ótima legibilidade, porem trabalha apenas com valores constantes dos tipos primários byte, short, int e char. É possível também enumerar n possíveis blocos de instrução.
Sua utilização deve ser feita da seguinte maneira:
switch( variável ) {
case <possível valor da constante> :
< instruções>
break;
case <possível valor da constante> :
< instruções>
break;
default:
< instruções>
break;
}
Cada case é um caso no qual os comandos dentro dele são executados se o valor dele for o mesmo que a variável recebida no switch.
É importante lembrar que a utilização do comando break é facultativa, porem indispensável caso se queira que apenas aquele bloco seja executado e não todos os demais abaixo dele.
O bloco de comandos default representa uma condição geral de execução caso nenhuma das anteriores tenha sido atendida, sendo a sua utilização também opcional.
No vídeo a seguir mostramos passo a passo como você pode usar a estrutura de condição switch:
Agora vamos praticar mais um pouco, mais um exemplo de utilização do comando switch:
/**
* Exemplo de estrutura de seleção SWITCH
*/
public class ExemploSwitch {
public static void main(String[] args) {
char nota = 'D';
switch(nota) {
case 'A':
System.out.println("Aluno aprovado. Conceito excelente!");
break;
case 'B':
System.out.println("Aluno aprovado. Conceito bom!");
break;
case 'C':
System.out.println("Aluno aprovado. Conceito medio!");
break;
default:
System.out.println("Aluno reprovado!");
break;
}
}
}
Neste caso, será impressa a mensagem “Aluno reprovado !”, pois nenhum dos cases foi atendido, então a estrutura default foi executada.
C:\>javac ExemploSwitch.java
C:\>java ExemploSwitch
Aluno reprovado!