Uma breve introdução a refatoração
Agora que conhecemos o ambiente de desenvolvimento e vimos como criar um teste e sua implementação, vamos criar uma aplicação um pouco mais complexa seguindo as boas práticas do TDD.
Exemplo ano do chassi
Dado o chassi de um veículo como por exemplo 9BP17164GF0000001, será necessário identificar qual o ano de fabricação deste veículo, todo chassi possui um caractere alfa numérico (letra ou número) que informa o ano de fabricação, neste exemplo de chassi, o caractere ‘F’ na 10º posição informa que o do ano de fabricação do veículo é 2015. A tabela a seguir possui alguns valores e os anos que eles representam.
Valor | Ano |
---|---|
A | 2010 |
B | 2011 |
C | 2012 |
D | 2013 |
E | 2014 |
F | 2015 |
Caso você prefira, gravei um vídeo com o exemplo de chassi apresentado nesse post:.
Observação: A estrutura de formação do chassi é um pouco mais complexa que isso e o código que representa o ano do chassi também pode ser um número, mas para facilitar o exemplo utilizaremos apenas caracteres para representar o ano. Para uma descrição mais detalhada da formação do chassi acesse o Número de Identificação do Veículo no Wikipedia.
Antes de começar essa funcionalidade, precisamos pensar quais os testes gostaríamos de fazer para que essa funcionalidade seja executada da melhor forma possível.
Poderíamos testar, por exemplo:
- Testar se o chassi com o valor A retorna o ano 2010;
- Testar se o chassi com o valor B retorna o ano 2011;
- Testar se o chassi com o valor C retorna o ano 2012;
- Testar se um chassi pode ser escrito com caracteres em maiúsculo ou minúsculo;
- Testar se um chassi incompleto retorna um erro de informação inválida.
Durante a implementação dos testes, novas dúvidas podem sugir e nada impede que adicionemos mais testes à essa lista inicial de testes.
Primeiro será necessário criar um teste de algo que ainda não foi implementado. Mas o que testar se nada existe?
Sabemos que ao informar o chassi 9BP17164GA0000001
e a posição 10
é esperado a aplicação informe que o ano desse chassi é 2010
, portanto podemos criar a classe ChassiUtilTest
e adicionar um teste para validar nosso primeiro item da lista Testar se o chassi com o valor A retorna o ano 2010
.
Foi criado uma classe chamada ChassiUtilTest para realizar todos os testes, nela criamos um método chamado testarAnoAChassi()
que será utilizado para testar se o valor da posição do ano no chassi for A será informado que o ano do chassi é 2010.
Na linguagem de programação Java, podemos utilizar um framework de testes chamado JUnit para auxiliar na criação dos testes, neste momento utilizamos a anotação @Test que serve para informar que este método testarAnoAChassi()
deve ser executado como um teste do JUnit, também foi utilizado o método assertEquals(valor1, valor2)
que compara se os dois valores são iguais.
O JUnit possui várias formas de testar condições afirmando valores, como por exemplo: assertArrayEquals, assertEquals, assertFalse, assertNotNull, assertNotSame, assertThat e assertTrue.
Neste primeiro momento a classe ChassiUtilTest
não irá nem compilar, porque a classe ChassiUtil não existe, portanto ao executar os testes dessa classe teremos a saída:
Agora precisamos implementar apenas o suficiente para que o teste funcione. Crie a classe ChassiUtil que implementará o método obterAno(String chassi, int posicaoAno)
retornando apenas o valor 2010.
Talvez você pense: mas porque cargas d’água, ele implementou esse método e retornou o valor 2010? A resposta é simples, porque no teste estamos esperando que esse método retorno o valor 2010, então estamos implementando o mínimo necessário para o teste funcionar.
Então foi criado uma implementação com o suficiente para que o teste funcione, agora ao executar o teste teremos a saída do JUnit:
Como a implementação ainda é bem simples, podemos agora refatorar este método para implementar ele de uma maneira melhor, como por exemplo: verificar se o caractere na posição recebida como parâmetro tem o valor igual a ‘A’.
Refatorar é como melhoramos a qualidade do código sem alterar sua funcionalidade.
Então vamos modificar a implementação do método:
A classe String
possui o método charAt
que devolve o caracter que está na posição informada, nesse caso o método recebe uma posição do ano (lembra que nesse chassi a posição é 10º), mas como o primeiro caractere da String começa na posição zero, então subtraimos -1
do parâmetro posicaoAno
. Se o valor do caractere for igual a ‘A’ então devolve o valor 2010, caso contrário devolverá o valor 0.
Agora que foi alterado a implementação é necessário testar novamente para verificar se a alteração não causará a falha dos testes:
Agora que o teste esta funcionando e implementamos o mínimo necessário para ele funcionar, precisamos pensar em o que mais pode ser testado como, por exemplo: se o chassi for informado com os caracteres em minúsculo 9bp17164ga0000001 será que ele irá funcionar?
Adicione mais um teste a classe ChassiUtilTest
chamado testarAnoAMinusculoChassi()
para testar se um chassi que possui os caracteres em minúsculo também irá retornar o ano corretamente.
Note que definimos os nomes dos testes bem informativos e específicos com o que será testado.
Vamos executar novamente os testes da classe ChassiUtilTeste e teremos a saída:
Ao executar os testes da classe ChassiUtilTest agora temos um erro no teste testarAnoAMinusculoChassi()
, mas já havíamos refatorado a classe ChassiUtil e mesmo assim porque os testes não funcionam? A implementação do que está sendo testado cobre apenas o necessário para que os testes existentes funcionem, mas conforme novos testes são adicionados pode ocorrer da implementação atual não tratar uma determinada situação.
Vamos refatorar novamente a classe ChassiUtil para que os dois testes atuais funcionem, para isso podemos apenas sempre converter o texto do chassi para maiúsculo antes de verificar o valor do caractere.
Estamos convertendo o chassi para maiúsculo com o método toUpperCase()
e depois verificamos se o caractere é igual a ’A’.
Podemos testar novamente:
Agora continuando os testes, precisamos testar se o chassi que possui o caractere ‘B’ tem o ano 2011, então vamos criar mais um teste:
O método chamado testarAnoBChassi()
foi utilizado para testar se o valor da posição do ano no chassi 9BP17164GB0000001 é 2011. Ao testar novamente esta classe teremos a saída:
O teste falhou porque esperava 2011, mas retornou 0. Ainda não foi implementado, portanto vamos implementar uma condição que quando o caractere da posição informada for igual a ‘B’ deve retornar o ano 2011.
Agora que criamos uma implementação podemos testar novamente os testes para verificar se todos eles ainda estão funcionando, o resultado da saída é:
Ao criar cada teste e executá-lo, temos um retorno rápido informando se o que foi implementado funcionará, desta maneira podemos verificar se as novas alterações não irão causar a falha de algum e caso isso ocorra sabemos que a ultima alteração realizada na implementação que causou a falha dos testes, isso é chamado de Feedback.
Continuando a implementação precisamos testar se o chassi que possui o caractere ‘C’ tem o ano 2012, então vamos criar mais um teste:
O método chamado testarAnoCChassi()
foi utilizado para testar se o valor da posição do ano no chassi 9BP17164GC0000001 será informado que o ano do chassi é 2012.
Note que em todos os métodos criamos um objeto da classe ChassiUtil
chamado util
, para poder testar os métodos que ele possui. O JUnit possui uma anotação chamada @Before que é adicionado a um método para ser executado antes que comece a execução dos testes e uma anotação chamada @After que é adicionado a um método para ser executado após a execução de todos os métodos.
Então, podemos alterar a classe de teste para criar o objeto da classe ChassiUtil antes de iniciar os testes, ao invés de ficar criando um objeto em cada teste.
O método inicializar()
possui a anotação @Before
, então esse método será chamado antes da execução de cada teste criando um novo objeto ChassiUtil. Então vamos testar o código:
O teste falhou porque esperava 2012, mas retornou 0. Ainda não foi implementado a verificação para o código ‘C’, portanto vamos implementar uma condição que quando o caractere da posição informada for igual a ‘C’ deve retornar o ano 2012.
Vamos compilar e executar novamente:
Pronto agora temos os quatro testes funcionando.
Note que as últimas implementações foram apenas uma copia da implementação do primeiro teste apenas alterando o valor do caractere e o retorno, nosso código está ficando cheio de if / else.
Vamos parar um pouco com esse ciclo de adicionar um novo caracterer ‘D’, ‘E’, ‘F’, etc e pensar um pouco, podemos escrever esse mesmo código sem esse monte de if / else? Pensa ai, como você arrumaria esse código?
Refatoração \o/
Vamos refatorar esta classe para ao invés de utilizamos diversos if / else vamos calcular o ano baseado no caractere.
Em Java todo caractere é representado por um código Unicode, o caractere ‘A’ equivale ao número 65, o caractere ‘B’ equivale ao número 66 e assim por diante, portanto ao subtrair o caractere do chassi por ‘A’ teremos o valor que deve ser adicionado com 2010 para encontrar o ano informado.
Então se pegarmos o caracter que está no chassi e converter para maiúsculo:
E desse caractere subtrairmos o valor de ‘A’ e somarmos o ano 2010, teremos nossa resposta:
Então, a classe ChassiUtil ficará com o seguinte código:
Muito mais clean :D
Após essa alteração execute novamente os testes para verificar se tudo está funcionando:
Muito bom. Vamos adicionar mais um teste que espera obter uma exceção quando um chassi inválido for informado.
O método testarExcecaoDeChassiInvalido()
testa se o método obterAno
recebendo um chassi inválido como por exemplo o valor "teste"
lança uma exceção do tipo IllegalArgumentException
(exceção de argumento inválido ou ilegal), para tratar que espera esta exceção adicionamos na anotação @Test
a propriedade expected
que recebe como parâmetro a classe da exceção que será lançada.
O teste mostra que era esperado a exceção IllegalArgumentException, mas o método lançou o erro StringIndexOutOfBoundException
, porque não tratamos na implementação os textos de chassi inválidos.
Vamos alterar a implementação para validar se o chassi possui um tamanho mínimo de 17 caracteres:
Agora que validamos se o chassi informado é nulo ou possui um tamanho menor que 17 caracteres será lançado uma exceção IllegalArgumentException
, para informar que o chassi é inválido. Vamos executar novamente os testes:
Chegamos ao final do exemplo, cobrimos diversos testes para tentar garantir que o método obterAno
retorne o ano correto baseado no código e posição do ano no chassi, pode ser que exista mais testes para serem realizados, mas para a solicitação inicial acredito que a quantidade de testes que fizemos cobrirá grande parte dos problemas que poderiam ocorrer.
Agora é hora da mão na massa, elaborei alguns exercícios para te ajudar a pensar antes de sair escrevendo o código, aprender um pouco de lógica e fixar os conceitos de testes.
Exercícios
Exercício 01) Crie uma aplicação para criptografar e descriptografar usando a Cifra de César. Esta é uma forma simples de criptografia, que consistem em mover as letras do alfabeto. Dado um número n, vamos mover as letras no alfabeto, por exemplo:
Dado n = 3 e o texto “rafael guimaraes sakurai”, vamos aumentar em 3 cada caractere, assim a versão criptografada ficará “udidho jzlpdudhv vdnzudl”, e para descriptografar basta diminuir em 3 cada caractere.
Dica: todo caractere é representado por um número, sendo assim é possível somar uma quantidade que se deseja aumentar em cada caractere, exemplo:
- Crie uma lista com todos os testes que serão criados;
- Crie a classe de teste e sua implementação seguindo as boas práticas do TDD;
- Crie uma classe principal para solicitar para o usuário uma frase e mostrar essa frase criptografada.
Exercício 02) Crie uma aplicação para converter número decimal para romano. Para restringir a quantidade de opções, converta apenas os números decimais de 1 a 10, como apresentado na tabela:
Sendo:
Decimal | Romano |
---|---|
1 | I |
2 | II |
3 | III |
4 | IV ou IIII |
5 | V |
6 | VI |
7 | VII |
8 | VIII |
9 | IV ou VIIII |
10 | X |
- Crie uma lista com todos os testes que serão criados;
- Crie a classe de teste e sua implementação seguindo as boas práticas do TDD;
- Crie uma classe principal para solicitar para o usuário o número em decimal e imprima o número convertido para romano.
Exercício 03) Crie uma aplicação para calcular quantos dígitos possui um número inteiro. Por exemplo: o número 13 possui 2 dígitos, o número 9346 possui 4 dígitos, o número 19000283 possui 8 dígitos.
Observação: O calculo deve ocorrer independente da quantidade de dígitos do números.
- Crie uma lista com todos os testes que serão criados;
- Crie a classe de teste e sua implementação seguindo as boas práticas do TDD;
- Crie uma classe principal para solicitar ao usuário um número e imprima a quantidade de dígitos que esse número possui.
Exercício 04) Crie uma aplicação para inverter números, por exemplo: dado o número 3208 deve ser impresso o número 8023.
Observação: A conversão deve ocorrer independente da quantidade de dígitos do números.
- Crie uma lista com todos os testes que serão criados;
- Crie a classe de teste e sua implementação seguindo as boas práticas do TDD;
- Crie uma classe principal para solicitar ao usuário um número e imprima o número invertido.
Exercício 05) Crie uma aplicação para calcular a média das notas de um aluno, sendo que por semestre o aluno fará 4 avaliações. Por exemplo dado as notas 5.5, 7.4, 8.2, 7.1, teremos a média 7.05.
- Crie uma lista com todos os testes que serão criados;
- Crie a classe de teste e sua implementação seguindo as boas práticas do TDD;
- Crie uma classe principal para solicitar ao usuário as quatro notas das avaliações e imprima o valor da média.
Dica: a comparação de números com casas decimais use o método assertEquals passando um terceiro parâmetro para cobrir erros de arredondamento como:
Que possui um erro de arredondamento de 0.01, ou se preferir tente usar a classe java.math.BigDecimal que serve exatamente para trabalhar com números com casas decimais.
Conteúdos relacionados
- Introdução ao TDD
- Começando a criar testes passo a passo
- Entendendo o ciclo de desenvolvimento com TDD
- O impacto do TDD no design da aplicação